Campanha agosto dourado, amamentar vale ouro

A prefeitura municipal de Bom Jesus do Tocantins, através da Secretaria de saúde, promoveu no decorrer deste mês, a Campanha Agosto Dourado, que busca a promoção ao incentivo do aleitamento materno. A campanha destaca que mesmo em tempos de Covid, é extremamente importante para a criança, manter a amamentação.

Amamentação em tempos de COVID

Os inúmeros benefícios da amamentação superam substancialmente os riscos potenciais de transmissão e doença associados ao novo coronavírus. Porém, alguns cuidados devem ser tomados caso a mãe estiver com suspeita ou com diagnóstico da COVID-19:

1- Lavar as mãos com água e sabão antes e depois de ter contato com o bebê;

2- Utilizar máscara durante o aleitamento, com cobertura adequada da boca e do nariz;

3- Evitar falar ou tossir durante a amamentação;

4- Evitar que o bebê encoste a mão na boca, nariz, olhos e cabelos da mãe;

5- Trocar a máscara após cada amamentação.

Atenção: Caso a mãe não se sinta segura ou em condições físicas e/ou emocionais para amamentar o bebê, deve ser feito a ordenha do leite e solicitar a um cuidador saudável que ofereça o leite ao bebê no copinho ou colher dosadora para que não ocorra confusão de bico e de fluxo e, posteriormente, um desmame precoce.

Portanto, mesmo se a mãe estiver com suspeita ou infectada a recomendação é manter a amamentação, pois até o momento não há evidências científicas de que ocorra a transmissão da covid-19 pelo leite materno.

Prefeitura municipal de Bom Jesus do Tocantins

Cuidando da nossa gente!!!