Educação realiza II Audiência Pública para avaliação e monitoramento do plano municipal de educação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a Equipe Técnica e Comissão de Monitoramento e Avaliação periódica do Plano Municipal de Educação – PME de Bom Jesus do Tocantins, realizaram na última quinta-feira (14), no auditório da Câmara de Vereadores, a II Audiência Pública para apresentação e discussão das ações que vem sendo realizadas para cumprimento das Metas e Estratégias do PME.

No evento, que contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, incluindo pais, alunos, profissionais da educação, vice-prefeito, representantes do legislativo e secretários municipais, foi apresentado a Lei Municipal n° 398 de 20 de junho de 2018 que alterou o anexo II da Lei Municipal n° 342/2015 que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação – PME 2015/2025, alteração feita através de Notas Técnicas elaboradas pela Equipe Técnica de Monitoramento do Plano, com o objetivo de melhorar o entendimento e definir instrumentos e ações para o cumprimento das metas do Plano.

Logo após houve a apresentação das ações realizadas pela Secretaria de Educação, Escolas Municipais e Escola Estadual no período de 2018 a 2019. A Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social também desenvolvem ações em parceria e colaboração com a SEMEC para cumprimento do PME.

A secretária municipal de Educação, Itamar Lopes Batista Lima, enfatizou que o Plano Municipal de Educação envolve todo o sistema educacional de Bom Jesus do Tocantins e que é fundamental a participação coletiva em sua construção, monitoramento e avaliação. “Todos temos que nos unir e assumir essa responsabilidade, de forma que a Educação municipal seja sempre uma referência, oferecendo um atendimento de qualidade, a audiência possibilitou a reflexão de quanto já avançamos em dimensões pedagógicas e o quanto temos ainda a alcançar”, destacou. A secretária também lembrou que a Semec vem trabalhando para cumprir todas as metas do PME, planejando as ações do setor em concordância com as metas e estratégias estabelecida no Plano. O documento tem objetivos, metas e ações para serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo, durante um período de dez anos.

O foco é a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino, com a preocupação que ela ocorra de forma participativa, reunindo pais, alunos, profissionais da Educação e gestores do município e estado.

Fotos da Audiência