top of page

Prefeitura se manifesta sobre situação dos moradores do município, Danilo Gomes e sua mãe Deusiana G


A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins - TO, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude e Secretaria Municipal de Saúde, vem a público se manifestar em razão de matéria veiculada em mídia local, sobre a situação de vulnerabilidade dos moradores do município, Danilo Gomes Soares e sua mãe, Deusiana Gomes Soares, atendidos como beneficiários de programas sociais, através das referidas secretarias.


Conforme a matéria, leitores encaminharam à reportagem do jornal, fotos onde o jovem, que é deficiente mental, juntamente com a sua mãe, também deficiente, aparecem dormindo no chão, em um local impróprio com imagens que mostram parte da residência com paredes repletas de infiltrações e sem móveis básicos como camas e sujeiras tanto na parte interna como na externa da residência.


A Primeira-Dama do município, Andréa Vasconcelos, esclarece que desde que assumiu a gestão, inclusive como Secretária de Assistência Social e Juventude do município, sempre se empenhou, buscando atender e minimizar as condições vulneráveis que está família, em especial enfrenta. Conforme ela, a secretaria fornece mensalmente materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza, enquanto que os produtos alimentícios para refeição (café da manhã, almoço, lanche e jantar) de ambos, são adquiridos com e Benefício de Prestação Continuada - BPC.


Andréa destaca que a gestão, desde o mês 04/2017, custeia um Tutor, o Sr. Célio Pereira Rodrigues, em razão da deficiência da família, o qual o mesmo é responsável por dar atenção, zelar por sua medicação, cuidados com alimentação e limpeza, recebendo pelo ato o valor de 01 salário mínimo mensal, pois familiares não se dispõe a assumir tal tarefa.


Segundo a atual Secretária de Assistência Social, Jakeline Sales, diante da situação calamitosa que vivia a família, a Prefeitura Municipal, através da pasta, providenciou a execução de algumas melhorias e adaptações em sua residência como:

  • Construção de 01 Banheiro Interno;

  • Instalação de Tanque para lar roupas;

  • Instalação de um Portão de acesso a residência;

  • Religação de Energia Elétrica;

  • Aquisição de Camas e colchões, Mesa com Cadeiras, Armário, Ventilador, Vestuário, Roupas de Cama e Rede para Dormir (pois é de difícil adaptação dormirem em camas). Todos substituídos constantemente pelo fato dos interessados sempre os danificarem.


A Secretária destaca que após o fato de Danilo ter sofrido um atentado recentemente por arma branca, onde foi encaminhado à Capital Palmas, com seu tratamento sob atenção especial da gestão, ao retornar ao município, a secretaria providenciou o aluguel de uma residência (através do benefício de aluguel social), totalmente mobiliada para melhor atender seu delicado tratamento, até que sua atual moradia sofresse uma reforma onde seria realizada substituição do telhado e reconstrução do piso, no entanto, o atendido e sua mãe que sofrem de deficiência metal, não conseguiram se adaptar ao novo local de moradia, já no outro dia do retorno, voltaram para sua moradia, não possibilitando a obra de imediato. Diante do desejo da família de não residir na casa de aluguel, provisoriamente, o Tutor resolver levar os móveis para sua residência, tendo em vista que com certeza se deteriorariam na casa do tutelado, até que a reforme se concretize.


A Secretaria de Saúde informou que o jovem Danilo, está sendo acompanhado por uma equipes de multiprofissionais, onde recebe visitas domiciliares, para realização de curativos e entrega de medicamentos e orientações ao tutor (Clonazepam 2mg Haloperidol 5mg, Prometazina 25mg), para ministrar os mesmos, ainda segundo a Assistente Social da Sesau, Haidirosi, a mãe de Danilo, Deusiane Gomes Soares, sempre é avaliada nas visitas pela equipe da Secretaria de Saúde, que solicitou exames laboratoriais, após resultados, encaminhou para Hospital Regional de Pedro Afonso e também está sendo acompanhada pela Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Tocantins”, complementou.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page