Com apoio da prefeitura, tropeada percorreu cerca de 80 km no município de Bom Jesus do Tocantins

A prefeitura municipal, através do prefeito Paulo Hernandes e da 1ª Dama Andréa Vasconcelos, grandes amantes da vida rural, realizou no último fim de semana uma Tropeada Regional, ocorrida na zona rural de Bom Jesus do Tocantins - TO, contando com a participação de várias comitivas, cavaleiros e amazonas da região, que percorrem cerca de 80 km montados em seus robustos animais.

Cerca de cinquenta tropeiros e tropeiras participaram do evento, representando nossa cidade, esteve presente as Comitivas Boiada 7 Ouro e o Grupo Diamantina, a Comitiva Potência Sertaneja representou a cidade de Pedro Afonso e a Comitiva Rancho dos Amigos o município de Santa Maria do Tocantins.

A concentração para o início da tropeada foi na fazenda do "Alemão" na sexta-feira, 20, no sábado logo cedo, partiram pela da Br-235 (conhecida estrada da CBPO), rumo a fazenda do Sr. Zé do Ciro, onde os esperavam para servir do delicioso almoço, após o descanso, seguiram para a Fazenda Califórnia, de proprietário do Sr. Silvino, que os aguardavam para servir o jantar com churrasco e festa dançante para alegrar os participantes e um grande público presente da região.

No domingo logo cedo, rumaram em direção a fazenda do Damião Ribeiro para o almoço e logo após, partiram em direção a Chácara Santa Fé, de propriedade do Dr. Herbert, já próxima a cidade, lá o nosso grande companheiro Erasmo estava de prontidão para servir o jantar acompanhado de um saboroso churrasco a moda caipira e muita musica ao vivo, apresentada pelo tecladista Weber Aguiar e Companhia.

Resgate histórico

As tropeadas fazem um importante resgate histórico da época da exploração do Brasil colonial, num tempo em que as riquezas do País (ouro, cana, café, etc.) eram transportadas no lombo de animais como o burro e o cavalo. Para a história do Tocantins, as comitivas tiveram papel fundamental ao desbravar regiões inóspitas do então norte de Goiás, até a segunda primeira metade do século »C. Os tropeiros, além de conduzir os animais e as cargas, eram também habilidosos comerciantes, o que fazia daqueles homens empreendedores com visão de mercado, destemidos e determinados. A natureza comercial e pacífica das comitivas criava laços de amizades entre seus integrantes e suas rotas e pousos, no norte tocantinense estão, com certeza, na raiz da criação muitos de nossos importantes municípios.

O resgate histórico é, portanto, o principal mote ao se falar em Tropeada da Integração NSA. Os tropeiros do século XXI são unânimes em destacar aspectos como a tradição, mas sem deixar de lado a paixão pela vida rural, o fortalecimento dos laços de amizades que unem famílias há décadas e os ensinamentos para as novas gerações.

Agradecimentos

A todos os participantes, em especial aos parceiros que ajudaram na organização:

• Raimundo Pinto e Zé Linda - Boiada 7 Ouro;

• Flávia Marson - Potência Sertaneja;

• Nego Mário - Rancho dos Amigos;

• Théo Benício e Aluízio de Almeida - Grupo Diamantina;

• Alemão - Recepção e jantar em sua propriedade;

• Zé do Ciro - Almoço em sua propriedade;

• Silvino - Jantar e Festa Dançante em sua propriedade;

• Damião Ribeiro - Almoço em sua propriedade;

• Dr. Heberth/Erasmo - Jantar e Festa Dançante em sua propriedade.

Confira algumas imagens