Secretaria de Meio Ambiente convoca os produtores rurais para realizarem o Cadastro Ambiental Rural

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Bom Jesus do Tocantins, convoca todos os proprietários ou posseiros de imóveis rurais, para realizarem o Cadastro Ambiental Rural - CAR.

O referido cadastro terá início nesta próxima segunda-feira, 15/01, com duração até o dia 19 de janeiro do corrente ano. Para nossa região, a equipe do CAR/Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hidricos, atenderá de forma gratuita, na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento da cidade de Pedro Afonso - TO.

Os documentos necessários para a inscrição do Cadastro Ambiental Rural são:

• Documentos pessoais do proprietário (RG e CPF ou CNH);

• Documento de Comprovação de propriedade ou posse;

• Memorial Descritivo e mapa da propriedade;

• Coordenadas geográficas da propriedade.

O que é o CAR?

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público das informações ambientais do seu imóvel, informado no Sistema de Informação Geográfica (SIG) online, chamado SIGCAR. Os proprietários e posseiros rurais declaram a vegetação nativa conservada dentro do seu imóvel e as áreas usadas para a produção.

Quem deve declarar?

Proprietários e posseiros de imóveis rurais de todo o Brasil. O cadastro do CAR é realizado gratuitamente para pequenos proprietários (até 320 hectares).

Benefícios para quem faz o CAR

• Ajuda no planejamento do imóvel rural;

• Comprovação de regularidade ambiental;

• Acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA);

• Possibilidade de comercializar Cotas de Reserva Ambiental (CRA);

• Acesso ao crédito e seguro agrícola.

Mesmo que você não tenha toda a documentação da sua propriedade é bem provável que você possa dar entrada no processo de cadastramento! Não perca a oportunidade de turar todas as dúvidas e confirmar se é possível fazer o CAR de sua terra.

Faça seu cadastro Ambiental Rural (CAR) e fique em dia com a lei e com o meio ambiente.

Informações referentes ao CAR-Tocantins:

Gerência de Informação e Inteligência Ambiental

(63) 3218-2466 ou (63) 3218-4680