Visando qualidade dos produtos ofertados, prefeitura oferece palestra sobre higienização para feiran

Com o tema: Boas práticas na manipulação de alimentos, a Secretaria municipal de Assistência Social e Juventude, em parceria com a Secretaria de Saúde (Coordenação de Vigilância Sanitária) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins - RURALTINS, ofertou aos feirantes Bonjesuínos, uma palestra voltada a atenção quanto higienização dos produtos que os mesmos, comercializam nas feiras de nosso município.

A palestra foi ministrada pela funcionária do Ruraltins, Fernanda e contou com a participação das funcionárias da Secretaria municipal de Saúde do município.

Saiba mais:

Higiene, manipulação e conservação de alimentos

Todos os manipuladores de alimentos, inclusive donas de casa, devem conhecer informações e adotar práticas de higiene adequadas. A higienização adequada dos alimentos, dos manipuladores de alimentos e dos utensílios utilizados para manipular os alimentos é importante para evitar a contaminação química, física ou microbiológica, ou por outras substâncias indesejáveis. As pessoas que ingerem alimentos contaminados com perigos biológicos, químicos ou físicos podem se ferir, ficar doentes ou até mesmo morrer. Além disso, alguns cuidados são também importantes para reduzir a perda de nutrientes e fazer com que o prato final seja mais nutritivo e visualmente mais aceito. Os microorganismos patogênicos causadores de doenças adoram a umidade e temperatura ambiente de 20 a 45ºC. Em geral, detestam temperaturas inferiores a 10ºC (geladeira/ freezer) ou superiores a 65ºC (cozimento dos alimentos). E em condições favoráveis, multiplicam-se rapidamente. Por isso a higienização correta dos alimentos e posteriormente a sua conservação são medidas importantes para que o alimento a ser oferecido para o consumidor seja seguro e não ofereça riscos à saúde. Higiene pessoal A higiene pessoal do manipulador de alimentos engloba vários cuidados. Por meio das mãos, cabelos, unhas, barbas, nariz, boca, olhos, roupas, assessórios e perfume, por exemplo, o manipulador pode contaminar o alimento e comprometer a saúde do consumidor. As mãos dos manipuladores de alimentos representam uma das principais fontes e contaminação. Por isso, é importante antes de preparar qualquer alimento ou refeição, lavar as mãos e as porções expostas dos braços com sabão, secar com papel toalha de boa qualidade (nunca com pano de prato), aplicar álcool a 70% e deixar secar naturalmente. Outro ponto importante é verificar a presença de feridas ou cortes nas mãos. Na presença de cortes, deve-se utilizar luvas durante todo o processo de cicatrização ou não manipular alimentos durante este período. As unhas, por acumularem sujeiras devem estar sempre cortadas, limpas e sem esmaltes. O uso de anéis pulseiras e outros acessórios também devem ser evitados já que podem acumular resíduos de sujeira que podem contaminar os alimentos. O cabelo também deverá ser mantido sempre curto, protegido por uma rede ou touca. É importante tomar cuidado para não passar as mãos nos cabelos enquanto se está na cozinha. Homens com barbas e ou bigodes, devem mantê-los sempre aparados. Deve-se também evitar tossir, espirrar e falar perto dos alimentos. Não se deve assoar ou tocar o nariz durante a manipulação de alimentos e é necessário que a resfriada se afaste das atividades da cozinha. Existem também algumas situações que não devem ser realizadas na cozinha: provar ingredientes com as mãos ou colocar a colher que usou para provar a comida de volta na panela, fumar, manusear dinheiro, colocar o dedo na boca e se coçar. Roupas limpas e sapatos fechados devem compor o uniforme do manipulador de alimentos. O uso de roupas adequadas, além de causar uma boa impressão, previne acidentes de trabalho e diminui o risco de contaminação de alimentos.