Cavalgada em sua 16ª Edição, reúne 28 comitivas de toda região

A tradicional cavalgada de Bom Jesus do Tocantins, que neste ano teve sua 16ª edição, aconteceu na manhã deste domingo, 30/07. Com saída a partir da chácara Colinas, entrada da cidade, às 10h45, cavaleiros e amazonas percorrem as principais ruas e avenidas do município, mostrando raça, estilo e tradição. Além das tradicionais comitivas de Bom Jesus do Tocantins, também marcaram presença nesta bonita festa, comitivas de diversas cidades da região, que desfilaram montados em belos cavalos, touros, carros de boi e charretes, destacando muita dedicação, irreverência e principalmente, bons tratos e cuidados aos seus animais.

Segundo a organização da prefeitura municipal, realizadora do evento, a cavalgada contou com a participação de 832 animais e cerca de 1.000 pessoas envolvidas no desfile, divididos em de 28 comitivas, sendo elas, de Bom Jesus do Tocantins, das cidades de Barro do Ouro, Goiatins, Itacajá, Itapiratins, Santa Maria do Tocantins, Pedro Afonso e Guaraí. Ao final do percurso, que durou cerca de uma hora, um delicioso almoço e churrasco foi ofertado aos participantes do evento.

Os tropeiros foram recepcionados pelo o cantor Ray Douglas, que embalou a plateia tocando sua especialidade, seresta. Logo após a Banda Som na Vitrola com suas dançarinas fez sua apresentação e finalizou a festa às 19h.

Premiação

A prefeitura municipal, premiou as comitivas participantes, no montante total de R$ 4.350,00 (quatro mil e trezentos e cinquenta reais). A comissão organizadora, as avaliou e distribuiu a premiação em três quesitos: Maior Comitiva; Comitiva mais Organizada e Comitiva mais animada.

Estas são as Vencedoras:

• Comitiva Potência Sertaneja (Bom Jesus do Tocantins - TO/Pedro Afonso-TO) - Maior Comitiva – Premiação R$ 2.000,00;

• Comitiva Boiada 7 Ouro (Bom Jesus do Tocantins – TO) - Comitiva mais Organizada - Premiação R$ 2.000,00;

• Comitiva Chique e Bacanizada (Itacajá - TO) - Comitiva mais animada – Premiação R$ 350,00.

De acordo com João Botelho, integrante da Comitiva Rancho dos Amigos, da cidade de Santa Maria do Tocantins, a cavalgada deste ano destacou-se pela organização e agilidade da comissão organizadora, “Gostei muito da cavalgada este ano, nunca deixo de participar desta festa aqui em Bom Jesus, fui muito bem recepcionado. Na concentração de saída, foram colocadas caixas d’água para os animais beberem, gostei do trajeto que não foi muito grande poupando os animais e em vários pontos, sempre distribuíam água mineral para que participava”, finalizou afirmando que na próxima edição estará presente.

Programação da Festa Cultural

A programação religiosa segue durante toda a semana. Já a programação cultural retorna nesta terça-feira, com apresentação de artistas locais após a realização da missa, na sexta-feira, 04/08, está programado show com a Banda Skema Moral e logo após Pancadão do Cerrado, para finalizar, no sábado, o mega Show com os Meninos de Goiás e em seguida Marcello Ramos e Forrozão é 10.

Confira as fotos dos eventos clicando nos links: