Caminhada marca Semana do Meio Ambiente e Campanha do Combate ao mosquito Aedes Aegypti

Buscando sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida e a atenção quanto ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Secretaria de Assistência Social e Juventude, Secretaria de Educação e Cultura e Diretoria de Esportes, realizou uma grande caminhada na última terça-feira (06), pelas principais ruas e avenidas de Bom Jesus do Tocantins.

Servidores do município, alunos da Escola Estadual Alfredo Nasser, Escola Municipal Paraíso e Creche Municipal Mundo da Criança, conduziram faixas, placas, cartazes, todos em um só objetivo, advertir e conscientizar a sociedade quanto a importância da preservação do meio ambiente e do combate os criadouros do mosquito causador da denge.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido na conhecida Conferência de Estocolmo e passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Como combater a Denge

- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

- Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana. - Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

- Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

Galeria de fotos do evento: