Please reload

Posts Recentes

Campanha agosto dourado, amamentar vale ouro

01/09/2020

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Através do Projeto MUSA - Mulheres Saudáveis, prefeitura disponibiliza exames de mamografia

07/06/2017

 

Com o objetivo de diagnosticar de forma precoce o câncer de mama em mulheres entre 50 e 69 anos de idade e mulheres com idade a partir dos 35 anos com histórico familiar e encaminhamento médico, a prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Tocantins, desenvolve o Projeto MUSA - Mulheres Saudáveis, onde oferta exames de mamografia para as mulheres bonjesuínas.

 

 

A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer. Por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros), é realizada em um aparelho de raio X apropriado chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens e, portanto, possibilita um diagnóstico melhor. O desconforto provocado é discreto e suportável.

 

 

O Projeto MUSA

 

Idealizado pela equipe da Secretaria de Saúde do município, em parceria com o SESC/TO (Saúde da Mulher), foi realizado um levantamento do numero de mulheres que se enquadram ao público alvo e as exigências do programa. Os exames são realizados em uma unidade móvel, que oferece o melhor equipamento digital para rastreamento do câncer, além de equipe treinada por profissionais do Hospital de Câncer de Barretos.

 

 

Público-alvo


O projeto atende a mulheres entre 50 e 69 anos, mas caso haja indicação do médico ou câncer na família (mãe, avó ou irmã), o exame irá atender mulheres a partir dos 35 anos de idade. Ao focar neste público, que não apresenta sintomas da doença, mas tem potencial de desenvolvê-la, o projeto funciona como uma rede de rastreamento e prevenção. 
 

 

Objetivos Específicos

 

- Realizar conscientização dos pacientes na prevenção através da implantação de    Palestras;

- Garantir a melhoria do atendimento e a qualidade de vida da população;

- Promover diagnóstico precoce do câncer de mama inclui o autoexame, o exame   clínico e a mamografia;

- Ação preventiva da Secretaria de Saúde para a garantia de uma vida Saudável;

- Garantir atendimento as Mulheres de Baixa Renda que não disponibilizam                recursos financeiros para tal procedimento;

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga