Prefeitura implanta Central de Recebimento do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins, através do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), implantou no município a Central de Recebimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local.

Até o momento, já encontram-se cadastrados como beneficiários do programa as seguintes entidades: Escola Estadual Alfredo Nasser, Escola Municipal Paraíso, Centro de Educação Infantil Mundo da Criança e Grupo da 3ª Idade de Bom Jesus do Tocantins.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Cosma Coêlho, os interessados a aderirem como produtores, para fornecerem os produtos ou entidades a serem beneficiárias do programa, devem procurar o Ruraltins para manifestar seu interesse em participar do PAA. “O cadastro encontra-se aberto, tanto para os agricultores, quanto aos representantes das entidades socioassistencial e da rede pública de ensino. Quem deseja participar, deve realizar esse procedimento que é obrigatório basta procurar o escritório Regional da Ruraltins , na cidade de Pedro Afonso e se habilitar para receber o beneficio”, informa a coordenadora.

PAA O PAA é um programa de compras do Governo Federal executado pelo Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins. A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional.

Público Alvo

Podem participar do programa agricultores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, extrativistas, piscicultores, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais, demais povos e comunidades tradicionais.

Como funciona

Os agricultores familiares vendem seus produtos para o governo. Na central de recebimento, localizada na Prefeitura Municipal, os produtos adquiridos são pesados e conferidos dai então, destinados a escolas ou doados para entidades da rede socioassistencial, como creches, abrigos de idosos, hospitais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), dentre outros públicos.

Resultados

Dados do Ruraltins mostram que o PAA, em 2016, já beneficiou mais de duzentas mil pessoas com risco nutricional, atendidas nas 761 entidades da rede socioassistencial cadastradas, sendo liberados um total de R$ 5,3 milhões a 1.270 agricultores beneficiados em 112 municípios do Estado.

Maiores informações procurar o CRAS ou pelo telefone: 63 3483-1129.

Galeria de Fotos: