Campanha de vacinação contra gripe começa próxima Segunda, (24)

Começa na próxima segunda-feira (24) a Campanha Vacinação Contra a Influenza (Gripe) no município de Bom Jesus do Tocantins - TO. A campanha Nacional que iniciou no dia 17 de abril vai até 26 de maio, e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13.

A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

Três subtipos

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

Veja quem recebe a vacina pelo SUS

• Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)

• Gestantes

• Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)

• Idosos (a partir de 60 anos)

• Profissionais da saúde

• Povos indígenas

• Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional

• Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade

• Professores de escolas públicas ou privadas

Estamos finalizando o cronograma para divulgação das áreas da Zona Urbana e Rural que serão atendidas e visitas. Aguarde.