Secretários participam de Encontro de Gestores de Assistência Social em Palmas

A Secretária Municipal de Assistência Social, Andréa Vasconcelos e o Tesoureiro do Fundo Municipal de Assistência Social do Município, Pedro Henrique participaram nos dias 13 à 15 de março, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social com a presença de 45 prefeitos e do Governador Marcelo Miranda, entre outras autoridades.

O objetivo do evento é orientar os gestores que assumiram o comando das prefeituras no último pleito, secretários municipais de assistência social e finanças, gestores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF), sobre a gestão da política pública de assistência social, visando a qualidade na oferta dos programas, projetos e benefícios socioassistenciais e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Nos 3 dias de programação, entre os dias 13 e 15 de março, da 8h ás 18h, foram debatidas questões técnicas sobre a operacionalização da gestão, principalmente quanto à utilização dos recursos para a manutenção dos serviços para a execução de projetos, programas, benefícios, serviços sociais e prestação de contas políticas públicas de melhoria e ampliação das políticas de assistências social nos municípios tocantinenses.

Na solenidade, foi lançado o Prêmio Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Na oportunidade, também foi entregue Kits de equipamentos destinado aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Prêmio

O Prêmio de Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família visa fortalecer a gestão municipal, contribuir com os gestores e a equipe técnica na implementação da gestão do Cadastro Único e do PBF, viabilizando, sobretudo avanços e qualidade na gestão e, consequentemente, o fortalecimento da implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Equipamentos

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de quarenta municípios tocantinenses receberão materiais permanentes e de consumo. O benefício é fruto de emenda parlamentar da deputada federal Dorinha Rezende no valor de R$ 440 mil, sendo R$ 40 mil de contrapartida do Governo do Estado. A iniciativa visa a estruturação e o melhor funcionamento dos Cras.

O Município de Bom Jesus do Tocantins, está entre os contemplados para o recebimentos dos equipamentos que otimizarão o trabalho do CRAS, a secretária já realizou a entrega da documentação exigida ao qual já encontra-se aprovada e aguarda apenas o recebimento dos mesmos.