top of page

Prefeitura intensifica trabalho de limpeza e conservação de ruas e áreas públicas



A Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, está realizando, desde o início de janeiro, um trabalho intensivo de limpeza de diversos bairros do município. No cronograma, estão previstos serviços de raspagem de ruas, coleta de lixo e entulhos, limpeza de áreas públicas e lotes baldios, capinação e poda de árvores. Principalmente, no Setor Aeroporto, foi realizado abertura de ruas, retirada de entulhos e cercas indevidas em áreas públicas.



Vamos ficar ligados na importância da limpeza urbana, veja os principais aspectos envolvidos:



Aspecto sanitário O lixo pode provocar efeitos maléficos através de: Agentes físicos É o caso do lixo acumulado às margens de cursos d'agua ou de canais de drenagem e em encostas, acabando por provocar o seu assoreamento e o deslizamento dos taludes, respectivamente.


Agentes químicos


A poluição atmosférica causada pela queima de lixo a céu aberto e a contaminação de lençóis d’água por substâncias químicas presentes na massa de resíduos são exemplos típicos desta ação sobre a saúde das pessoas e o meio ambiente. Agentes biológicos O lixo mal acondicionado ou depositado a céu aberto constitui-se em foco de proliferação de vetores transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas, etc.).


Aspectos estéticos e de bem-estar A exposição indevida do lixo gera incômodos à população, tanto pelo seu mau odor quanto pela poluição visual e degradação do espaço onde é lançado.


Aspecto econômico-financeiro O lixo, uma vez aproveitado, pode ter reduzidos os custos com a sua coleta e disposição final. Seu aproveitamento se faz através de reciclagem de materiais recuperáveis (papel, plástico, metal, vidro, etc.), com a fabricação de composto orgânico ou, ainda, pelo aproveitamento do gás metano produzido durante a sua decomposição na ausência de oxigênio.


Aspecto social É comum a existência, nos vazadouros de lixo e até mesmo nas ruas, de todo um contingente de pessoas que buscam na separação e comercialização de materiais recicláveis uma alternativa para o seu sustento e de sua família. Isto se dá em condições subumanas. É possível, entretanto, manter esta atividade econômica, mas em adequadas condições de trabalho. É o caso das unidades de beneficiamento de lixo e dos programas de coleta seletiva tratados adiante.



Veja algumas fotos do trabalho realizado:





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page